18/07/2016

Receita: Cupcake de Baunilha com Recheio de Brigadeiro

18/07/2016


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago a vocês uma receita muito fácil de se fazer, e que fica uma delícia: Cupcakes de Baunilha com Recheio de Brigadeiro


Muito rápido, pratico e ótimo para aquela sobremesa de final de semana.
Excelente para criançada nessa época de férias escolar pois eles podem ajudar a fazer a decoração dos bolinhos.
 
Vamos ver?


Utensílios:
    Batedeira, forminhas de papel e forma para cupcakes, saco de confeitar.

Ingredientes:
    2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo para bolo
    2 e 1/4 colheres (chá) de fermento em pó
    2 xícaras de açúcar
    3/4 xícara de óleo vegetal
    1 colher (chá) de essência de baunilha
    1/2 colher (chá) de sal
    3 ovos grandes, em temperatura ambiente
    1 xícara de leite

Segredinho: Caso não tenha habilidade em preparar a massa ou não queira ter muito trabalho, utilize um pacote de massa pronta sabor Baunilha (eu prefiro a marca Nita). Fazendo na batedeira é super rápido e fica tão bom quanto se você mesmo tivesse preparado a massa.


Buttercream:
    1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente (uso metade do pote de 250grs)
    1/2 xícara (chá) de leite
    1 colher (sopa) de essência de baunilha
    6 a 8 xícaras de açúcar de confeiteiro ou Glaçúcar (aproximadamente 500 grs)

Decoração:
    Corante em gel ou líquido (várias cores)
    Confeitos e/ou chocolate granulado

Recheio (brigadeiro):
    1 lata de leite condensado
    3 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou achocolatado)
    1 colher (sopa) de manteiga


MODO DE PREPARO

Cupcakes:
Pré-aqueça o forno a 180°C e coloque as forminhas de papel na forma de cupcakes.
Coloque a farinha, o açúcar, o óleo vegetal, o fermento, a baunilha e o sal na tigela da batedeira e bata em velocidade baixa até que os ingredientes estejam misturados. Aumente a velocidade para média-baixa e bata até ficar cremoso, mais ou menos 1 minuto. Adicione um ovo por vez e bata a cada adição. Adicione o leite aos poucos e continue batendo até que a mistura esteja cremosa.
Despeje a massa nas forminhas, enchendo somente 3/4 e leve para assar no forno a 180 graus, por cerca de 20 a 30 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. O tempo varia de acordo com o forno, o meu demora 40 minutos.
Remova os cupcakes do forno, deixe esfriar por 5 minutos.

Segredinho: É um saco ficar enchendo as forminhas né, faz sujeira, demora... Enfim, um jeito muito prático de se fazer, é colocar toda a massa dentro de um saquinho plástico comum, dar um nó bem forte, e cortar uma pontinha no fundo, assim você vai enchendo e dosando as forminhas, sem derramar nem desperdiçar a massa. Caso erre a receita e a massa fique um pouco dura, nada de pânico, faça furinhos com o garfo no cupcake e molhe a massa antes de rechear com leite de coco, vai ficar uma delícia.

Recheio (brigadeiro):
Em uma panela, coloque o leite condensado com o Chocolate em pó e a manteiga, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Deixe esfriar e recheie os cupcakes.

Buttercream:
Na batedeira, bata a manteiga (em temperatura ambiente) até que fiquei um creme fofo e claro, acrescente o leite, a essência e o açúcar peneirado aos poucos. Bata em velocidade baixa até o creme ficar bem macio, caso esteja mole adicione mais 2 xícaras de açúcar.

Segredinho: Para saber o ponto correto, vá acrescentando o açúcar e quando verificar que está um creme bem pesado (como se a batedeira não fosse mais aguentar bater tudo aquilo, ele estará com a consistência adequada rs). Caso queira colorir, após o creme pronto, separe em várias vasilhas e utilize corante em gel, meia colher de café de cada cor já é o suficiente.


Para que fique com a cor arco-íris, no saco de confeitar, vá colocando uma colher de cada cada Buttercream, no meu eu fiz a cor rosa, azul e amarelo. As cores vão combinando entre si e formando novas cores. Polvilhei Nacar (purpurina comestível) e ficou uma graça.

RENDIMENTO: 20 a 25 cupcakes, de acordo com o tamanho de suas forminhas.
DURAÇÃO: Fora da geladeira dura em média 03 dias, na geladeira dura até uma semana.
 
Espero que gostem.
Qualquer dúvida, podem deixar um comentário.
Bjs!

6 comentários:

Olá! Seu comentário é muito importante, críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. As perguntas serão respondidas posteriormente, então volte depois para saber a resposta ou ative a notificação de seu comentário. ❤ E por último, caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços a partir do h) para que eu e minhas leitoras sejam direcionadas diretamente ao seu blog. Bjs!

< a href = " NOME DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >