20/08/2016

Agilize o preparo das refeiçoes congelando alimentos e vegetais I Passo-a-passo

20/08/2016
Olá pessoal, tudo bem?

Muitas vezes nosso dia-a-dia é tão corrido que acabamos nos alimentando mal em razão da falta de tempo em preparar uma boa refeição não é mesmo?
Pensando nisso, hoje trago algumas dicas para agilizar o preparo de suas refeições através do congelamento de alimentos.


Por mais simples que seja, não basta apenas colocar tudo em potinhos e jogar no congelador, há procedimentos corretos para cada tipo de alimento, vamos conferir?
Primeiro, importante esclarecer que há muita contradição quanto ao congelamento de legumes, pois algumas pessoas leigas alegam que fazendo isso os alimentos estariam perdendo seus nutrientes, o que não é verdade.
Veja bem, essa técnica acaba por eliminar os microrganismos da superfície dos legumes, os mantendo mais limpos.

Para vocês terem uma ideia, uma pesquisa americana da Birds Eye comprovou que em um período de tempo de 16 dias entre o caminho da colheita até as gôndolas dos supermercados, os vegetais já perderam de 10% a 45% de seus nutrientes. Sendo assim, o melhor a ser feito, é compra-los em feiras de produtores pequenos e os congelar logo após a compra para manter o máximo de nutrientes nos vegetais.

Meus congelados - arroz, feijão, bife, filé de frango, cebola picada, cebolinha, salsinha, extrato de tomate, molho de tomate, bacon picadinho, carne em cubinho, frango em cubinho

POSSO CONGELAR TUDO?
Não, há exceções de alguns alimentos como o rabanete, pepino e verduras. E há outros alimentos que não podem ser congelados crus, como por exemplo a batata.




COMO CONGELAR?
Para congelar carnes, arroz e feijão, separe as porções em sacos plásticos ou pequenos potinhos para que tudo fique organizado dentro do congelador.
Já os vegetais são necessários que estejam limpos e você precisa escalda-los em agua quente, para isso, os coloque para cozinhar (mas não completamente, apenas um pré-cozimento) e em seguida dê um choque térmico os passando na agua com gelo. Isso fará com que os vegetais preservem a cor, sabor e textura mesmo após o congelamento. Abaixo segue uma tabela com a explicação do que pode ser congelado, contendo o procedimento para cada alimento. Salve ela para consultas futuras.




QUAL QUANTIDADE CONGELAR?
Congele pequenas quantidades, o suficiente para cada porção que for utilizar, pois se congelar tudo junto e após o descongelamento sobrar alimentos, estes não devem ser congelados novamente. Portanto, os separe em saquinhos plásticos e retire o máximo de ar possível do saquinho.
Obs: Nunca utilize papel alumino pois ele grudará nos alimentos.

Minhas porções para o almoço
Minhas porções para a janta em família

COMO DESCONGELAR?
Leve direto ao micro-ondas, aqui você pode cozinha-los no próprio micro-ondas ou se preferir apenas descongele e passe para a panela e siga com o cozimento normal dos vegetais.

FIQUE ATENTO AO PERIODO DE VALIDADE DOS ALIMENTOS APÓS CONGELADOS:





Gostaram das dicas pessoal?
Bjs!

28 comentários:

  1. Oi!!
    Gostei da dica :D
    É super pratico e facilita muito para nos donas de casas ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mesmo, só assim para dar conta de tudo. Bjs

      Excluir
  2. Gostei da organização dos seus congelados. Essas dicas são muito boas!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Amei suas dicas, algumas já costumo usar para deixar a comida da semana adiantada.
    Fiquei curiosa que ali diz que não pode congelar tomate, eu só faço molho com tomate congelado, congelo tomate sempre para fazer molho.
    Talvez seja no caso que não dá para congelar e usar em saladas.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz esse teste com o tomate, no post eu falei que não dá para congelar eles para utilizar depois em saladas e receitas, porém no molho eu acredito que dê certo mesmo, vou testar aqui. Bjs!

      Excluir
  4. Nossa dri, que post completo.
    Amei a forma como detalhou tudo. Parabéns!
    Poxa,eu sempre congelo frutas para os meus sucos. Não sabia que a maçã não podia!
    :(

    bjO e bom domingo!

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Não, para suco acredito que não tenha problema, o post é voltado para a alimentação em si, por exemplo, se você congelar a maçã e depois for comê-la como fruta fatiada não vai dar, ela vai ficar com a consistência molenga entende? Bjs!

      Excluir
  5. Muito legal, é muito prático ter em casa alimentos congelados, mesmo que não os use com frequencia. Tem hora que ele fará a diferente em um dia mais tumultuado. Ótimas dicas, é muito importante estar atento aos detalhes.

    Blog Atraentemente *☆* Instagram *☆* Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Como muito congelado e a vdd é essa mesmo, na loucura da nossa vida o segredo é congelar! Amei as dicas!
    blogdajessica.com.br

    ResponderExcluir
  7. This is so inspiring! I love the post:)

    irenethayer.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Dri,

    Minha mãe armazena as carnes deste modo em vários saquinhos com 6 bifes.. :)

    Adorei as outras dicas!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  9. São dicas ótimas eu sempre faço isso, facilita muito no nosso dia a dia, além de termos frutas ou vegetais fora de época ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante, críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. As perguntas serão respondidas posteriormente, então volte depois para saber a resposta ou ative a notificação de seu comentário. ❤ E por último, caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços a partir do h) para que eu e minhas leitoras sejam direcionadas diretamente ao seu blog. Bjs!

< a href = " NOME DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >