04/02/2017

Estilistas Famosos: Pierre Cardin

04/02/2017
Olá pessoal, tudo bem?

Mais um post sobre moda aqui no blog, e agora é vez do estilista famosíssimo Pierre Cardin.


 Pierre Cardin é um ícone da moda, visionário, de rara habilidade, tanto com as tesouras nas mãos, quanto na condução dos negócios e transformou sua marca em uma das mais conhecidas e difundidas no mundo.



Nascido na Itália, Pierre cresceu na cidade francesa de Saint-Étienne e estudou arquitetura em Paris. Colaborador de Christian Dior a partir de 1947, onde cortava os tecidos, em 1950 resolveu fundar seu próprio ateliê de costura apresentando sua primeira coleção em 1953.


Sua importância para o segmento da moda foi tamanha, que em 1991, ele se tornou o primeiro estilista francês homenageado em vida pelo museu de costumes Victoria & Albert de Londres com a retrospectiva “Pierre Cardin: Past, Present and Future”. Em 1993, mais uma vez gerou polêmica, quando seus perfumes passaram a ser vendidos na rede de supermercados Carrefour a preços 30% menores que os das lojas especializadas.


A partir de 1994, como muitos designers de moda da atualidade, Cardin decidiu mostrar suas coleções de alta-costura apenas para um pequeno círculo de clientes e jornalistas selecionados.


Em 2009, o estilista voltou a desfilar suas coleções na semana de moda de Paris, após anos de ausência. Entre as criações que se tornaram marca registrada da PIERRE CARDIN estão as jaquetas sem colarinho e sem lapela, a versão feminina do terno, a gola-capuz, as coleções de primavera, o corte enviesado, as formas geométricas, as malhas modeladoras e os bodysuits (macacão justo com mangas compridas, fechado com zíper ou botões do umbigo até o pescoço).


No ano de 2011 Pierre Cardin veio até o Brasil prestigiar uma exposição que levava seu nome e durante sua coletiva de imprensa contou bastante sobre sua trajetória, conforme segue alguns trechos abaixo:


Cardin começou contando um pouco da sua carreira, afinal ele é um dos mais antigos e agora o mais velho costureiro de Paris. “Eu fui um dos primeiros. Minha carreira começou com Christian Dior em 1946, fui empregado dele e começava às 8h da manhã até as 9h da noite. Fui ator, dançarino e tive a chance de conhecer grandes gênios e trabalhar com eles, e é claro que todos eles já estão mortos”, brincou Cardin.


“Minha vida inteira trabalhei na costura e nunca tive nenhum investidor. Muitos outros costureiros tiveram. Tudo que eu fiz foi por mim mesmo, meu trabalho foi desenvolvido por mim. Fui um costureiro que manteve sua maison sozinho, o que me deu muita liberdade, mas também muitas responsabilidades”.

“Eu viajo pelo mundo inteiro, China, Japão…vi príncipes, vi reis. Fui um dos primeiros a visitar a Rússia em 1963, ainda quando era um país fechado no comunismo. Sempre me interessei pelo comunismo, pois como capitalista, via uma filosofia interessante, mas que estava fadada ao insucesso. É uma bela filosofia, mas a igualdade não existe: sempre existirão os melhores fotógrafos, os melhores costureiros, pessoas que sabem fazer as coisas da melhor forma”.


Cardin acredita que o Brasil tem muitos italianos por isso ele se sente em casa e já veio ao Brasil cerca de 15 vezes. “O irmão da minha mãe veio morar em São Paulo em 1922”, conta Cardin.

Pierre Cardin  desde os anos 80 passou a ter interesse em vender seu império, porém não obteve propostas satisfatórias, e sua maison vem enfrentando grandes crises embora continue mantendo um dos maiores patrimônios de seu país.
Eu como grande fã e apaixonada pelas criações do estilista, comprei uma bolsa da grife que possui excelente qualidade e acabamento impecável, já virou o meu xodó.


Já conheciam esse estilista?
Bjs!

Fonte: Fashion Bubblies & Mundo das Marcas
Imagens: Google.

2 comentários:

  1. Pierre Cardin é um estilista de ponta. Fez e faz muito sucesso em todo o mundo com seus looks maravilhosos. Eu admiro demais o seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Ele realmente é um estilista maravilhoso. Eu adorei essa bolsa, é linda demais.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante, críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. As perguntas serão respondidas posteriormente, então volte depois para saber a resposta ou ative a notificação de seu comentário. ❤ E por último, caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços a partir do h) para que eu e minhas leitoras sejam direcionadas diretamente ao seu blog. Bjs!

< a href = " NOME DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >